Apresentação

III SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA FUNCIONAL LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

  DATA: de 25 a 28 de agosto de 2015

Apoio


Em vários centros ao redor do mundo, a pesquisa funcionalista tem se renovado, nas duas últimas décadas, por meio de frutuosas interfaces teórico-metodológicas, especialmente com a área da linguística cognitiva. Essa perspectiva de trabalho teve acolhida também nas universidades brasileiras, nas quais um bom número de pesquisadores desenvolve investigações tomando por base tal paradigma. 


Essa rede de pesquisas tem contribuído sobremaneira para o avanço da área, bem como para o incremento da produção científica. Por outro lado, emerge constantemente a necessidade de um espaço e de um momento destinados a reunir tais pesquisadores no intuito de promover reflexão e discussão acerca de questões controversas, de troca de experiências e de socialização de pesquisas, com vistas a ampliar nossa integração científica. 


O III Simpósio Internacional de Linguística Funcional - III SILF 2015, a ser realizado na UFF – Niterói, tem a pretensão de ser esse locus de trabalho e interação. Trata-se de um evento científico que será chancelado pelas duas maiores instituições de ensino superior público do país localizadas no Rio de Janeiro: a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 


Esse simpósio visa a reunir alunos graduandos, pós-graduandos e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior que se dedicam aos estudos linguísticos, a partir das várias vertentes teóricas funcionalistas e de suas interfaces. Portanto, objetivamos propiciar um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta sobre diferentes objetos de investigação, particularmente os problemas de análise, as perspectivas teóricas e as metodologias de trabalho. 


Uma teoria funcionalista caracteriza-se essencialmente pela proposta de analisar as estruturas linguísticas considerando o aspecto funcional da linguagem. Seu objetivo é, principalmente, revelar a instrumentalidade da linguagem e articular gramática e os aspectos relativos aos objetivos comunicativos. Assim, o princípio teórico central do funcionalismo é a premissa de que a língua é usada, sobretudo, como meio de comunicação humana em contextos culturais e psicológicos e que esse fato deve determinar o entendimento de como a língua é estruturada. 


Como já apontamos, no momento atual, há várias correntes funcionalistas que estão em franco diálogo com a linguística cognitiva. Essas correntes inserem-se nos chamados modelos centrados no uso e procuram dar conta de como os processos cognitivos do domínio geral (categorização, inferência, analogia etc) trabalham para moldar as gramáticas das línguas, em perspectivas sincrônica e diacrônica. Assim, precisamos manter regularmente a produção de eventos como esse, que contemplará diferentes olhares sobre como a linguagem se adapta aos objetivos comunicativos dos falantes e como é guiada pelos diversos processos cognitivos. 


O III SILF também contribui para fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação do Brasil, uma vez que envolve importantes pesquisadores estrangeiros, de centros acadêmicos de renome internacional. No primeiro evento, ocorrido na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2011, esteve presente o professor Christian Lehmann (Universität Erfurt) e em 2013, no II SILF, na Universidade Federal de São Carlos, contamos com a participação da professora Adele Goldberg (Universidade de Princeton), grande expoente da Línguística Cognitiva. Para o III SILF, está confirmada a presença de dois grandes conferencistas internacionais: J. Lachlan Mackenzie (Cat. Emérito, VU University Amsterdam) e Martin Hummel (Universidade de Graz, Aústria). Além desses dois convidados, também já confirmamos a presença dos principais pesquisadores funcionalistas ou cognitivistas do Brasil, como Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), Roberto Camacho (UNESP), Erotilde Pezatti (UNESP), Vânia Casseb (UFG), Lilian Ferrari (UFRJ), Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP), Maria Luiza Braga (UFRJ), Nilza Barroso (UFF) e Taísa Oliveira (UFMS). 


Dessa forma, o evento poderá consolidar uma rede de pesquisa na área de estudos funcionalistas e cognitivistas interligando os principais programas de pós-graduação em estudos linguísticos do Brasil, assim como alguns centros internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário